Políticos e o tema gay nas eleições 2010

Gente, a argentina legalizou o casamento gay, o censo 2010 vai abordar os casais homossexuais em suas pesquisas, já podemos declarar nossos companheiros com mais de 5 anos no imposto de renda...muita coisa com o tema está aparecendo mas uma coisa está me deixando confuso: E nossos candidatos nessas eleições, o que eles tem falado ?Não sou muito de acompanhar ferozmente os passos de nossos candidatos, mas tento fazer o máximo pra me manter informado. Isso é papel de todos nós. Não devemos fazer a maluca e votar em qualquer um. Mas pra ser sincero, ainda não vi ninguém falando da temática por ai. E isso é muito estranho, pois o assunto tem brotado constantemente na mídia.

Mas já que eles não falam nada, vou falar um pouquinho sobre alguns candidatos. E você cara eleitor e leitor desse humilde blog analize, pesquise e faça a phina ! rs
Se antes a preocupação era com o avanço das lideranças religiosas - pentecostais e católicas - agora identificamos a representante da ala pentecostal em Marina Silva. Porém, a candidata verde é honesta. Não esconde os seus valores religiosos e os defende com todas as letras. A hipocrisia fica por conta de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Longe dos holofotes, os dois realizaram um acordo com lideranças das duas representações religiosas em questão. E qual é o preço disso? Que assuntos "polêmicos", leia-se gay, não saiam do executivo, apenas do legislativo (tá vendo né ? ta babado...)

Sendo assim, pelo andar da carruagem a influência religiosa tende a ser mais forte no próximo mandato presidencial, seja quem for o eleito. Os três candidatos se amarraram com os lideres fundamentalistas do Brasil, que possuem um eleitorado fiel e que segue orientação. Ao fim das eleições, parte do bolo dos evangélicos e católicos será cobrada. E qual é o resultado disso? A comunidade gay continuará sem direitos de fato.

Porem, correndo por fora nas pesquisas e com verba limitada para propaganda eleitoral, o candidato do PSTU à Presidência da República, Zé Maria disse, durante a sabatina da Record, que os candidatos Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB) são todos iguais e não representam nenhuma mudança para o país. Ele afirmou que, ao contrário de seus adversários, ele é a favor, sim, do casamento gay.



O que o candidatos pensam, mas não falam:



Os principais candidatos à Presidência da República já se manifestaram favoráveis ao direito à união civil de casais homossexuais. As declarações, no entanto, forem feitas apenas quando questionados, e de forma discreta. O candidato do PSDB, José Serra, já se disse favorável à união civil de gays e também à adoção de crianças por casais do mesmo sexo. "Tem tanto problema grave de crianças abandonadas no Brasil que, para elas, é uma salvação," disse em 21 de junho, durante sabatina realiza pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo portal de internet UOL, na capital paulista.

A candidata do PT, Dilma Rousseff, também já defendeu a causa. "Sou a favor da união civil. Acho que a questão do casamento é religiosa. Eu, como indivíduo, jamais me posicionaria sobre o que uma religião deve ou não fazer. Temos que respeitar", afirmou durante participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, em 28 de junho.

Ontem, a candidata do PV, Marina Silva, também defendeu o direito da união civil, mas admitiu que, por se orientar por princípios cristãos, é contrária ao casamento gay por considerar o matrimônio um sacramento. "É preciso separar as duas coisas", afirmou. Marina disse respeitar os direitos civis dos homossexuais, como a divisão patrimonial e direitos previdenciários, mas disse não ter uma opinião formada sobre a adoção de crianças por casais gays. Mas cuidado com essa gracinha...ela confunde muito religião com Estado.

Para o cientista político Oswaldo Amaral, professor da ESPM de São Paulo, o fato de a sociedade não ter uma posição clara a favor ou contra o casamento gay faz com que os candidatos se afastem de levar propostas adiante. "É uma causa espinhosa. Se o candidato abraça essa bandeira, fica mal com a outra metade da população. A tendência é ouvirmos respostas evasivas, em que o potencial de dano eleitoral é menor", avaliou. O povo brasileiro ainda se preocupa muito mais com o futebol com esse tema, até mesmo com política. Lá na Argentina, o povo tinha opinião formada sobre a união homossexual. Aqui, o povo vai, como sempre, levar na gracinha.

Segundo Amaral, o tema do casamento entre homossexuais tem um pouco mais de chances de ser tratado pelo PT, onde existem coletivos de movimentos sociais, entre os quais o de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (LGBT). "Ainda assim, há posições divergentes dentro do partido", ponderou. Já na Câmara dos Deputados, avalia, o respaldo diminui entre os partidos de centro e direita. "O mosaico de opiniões é maior."

Ou seja gente, se fomos levar nossas escolhas para presidente em relação ao tema votaremos em branco. A homossexualidade dificilmente entrará em foco no tema dos candidatos. Brasil é um país atrasado, e o medo de perder um eleitorado faz com que sejamos esquecidos.


É triste, mas fazer o que ? Brasil né...

2 Comentários em Políticos e o tema gay nas eleições 2010

6 de agosto de 2010 às 01:26

Eu acredito que seje melhor votarmos em branco. hahahahah XD
Como eu li, os argentinos tem uma opinião formada sobre esse assunto, por isso conseguiram êxito. Aqui, como nós sabemos, vai demorar e muito para que a união entre homossexuais seje liberada. Enfim, beijos =]

13 de agosto de 2010 às 22:07

Ontem eu recebi a lista oficial da ABGLT sobre os candidatos do país inteiro que estão apoiando a causa LGBT.
Dentre os presidenciáveis, apenas o Plínio de Arruda confirmou aliança e nos apóia. Uma pena...

Postar um comentário

Leia as Regras Abaixo
- Seu comentário precisa ter relação com o post abaixo;
- Todos os comentários são moderados, e dentro do possível, respondidos;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Não use comentários onfessivos contra os autores, assim como as outras pessoas que comentam aqui

 

Mais comentados

Widget [ FerramentasBlog.com ]

Copyright © 2009 Bom do Barato All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Blogspot Templates Theme By- WooThemes