Pra que serve a Parada Gay mesmo ?


Domingo, dia 04, Vai acontecer na praia de Icaraí a 6ª Parada gay de Niteroi. Eu considero essa parada como o ponto de partida das demais paradas no Rio de Janeiro, E também é a 2º maior que tem no nosso estado, perdendo apenas para a da capital.

E todo mundo começa a falar, a ver com quem vai, ver roupa, se preparar fisicamente, psicologicamente e religiosamente...A todo aquele burburinho quando o assunto é parada gay. E a festa do ano para muita gente. E ai eu me pergunto: Pra que serve a parada gay mesmo ?

Vamos a história !
O surgimento do que conhecemos hoje como paradas gays e a formação de comunidades e grupos ativistas que acontecem em todo o mundo, se dão graças ao famoso episódio de Stonewall, um barzinho localizado em Nova York. Era um dos principais bares da década de 60 que servia de ponto de encontro entre gays e lésbicas, cujos freqüentadores cansados de abusos e repreensões de autoridades locais, rebelaram-se no dia 28 de junho de 1989. Confronto que se arrastou por mais três dias acarretando no surgimento dos primeiros grupos ativistas e ONGs voltados à comunidade gay, e no ano seguinte aconteceu a primeira parada gay do mundo, também em nova York no dia 28 de junho de 1970, dia este que passou a ser considerado o dia internacional do orgulho gay.
Primeira passeata gay, em Stonewall/NY


Depois de Stonewall, várias paradas gays surgiram no mundo, todas com o tema de liberdade e respeito ao homossexual. Elas mostravam a alegria e a atitude de ser gay em uma época tão pesada.

Ai eu me pergunto: E nos dias atuais, em especial aqui no Brasil, nós ainda temos o espirito de luta contra os direitos dos homossexuais como no tempo de Stonewall ? Pra mim a resposta é um NÃO bem grande.

As paradas de hoje possuem temas relevantes e de grande importância, graças aos grupos ativistas e as ONGs relacionadas ao homossexuais, mas essses temas acabam se perdendo pois acredito que menos de 5% do total esteja ali para lutar a favor dos nossos direitos. O povo quer mesmo é curtir, dançar, beijar na boca, beber...e aonde fica o propósito da parada gay ?

As paradas gays ganham grande destaque nas mídias, mas em meio a matérias, o tema acaba se perdendo em meio a informações sobre o modo que as pessoas vão vestidas, a alegria que as pessoas expressam.

Eu acho uma pena as paradas gays atuais perderem o espírito das primeiras paradas. O homossexual é alegre, divertido, mas também podemos mostrar que somos lutadores, batalhadores e sonhadores. Se 3 milhões de pessoas marchassem a favor da lei contra a homofobia, com certeza ela já estaria vigorando.

Somos a maior parada gay do mundo. Temos que ser os maiores conquistadores de ideias também.


Pense nisso !



Datas das paradas no estado do Rio de Janeiro

JULHO
04/06 - NITERÓI
11/07 - MARICÁ
18/07 - SÃO GONÇALO
25/07 - SANTA CRUZ


AGOSTO
01/08 - NILÓPOLIS & ITAPERUNA
08/08- SEPETIBA & MACAÉ
15/08 - SÃO J. MERITI & FRIBURGO
22/08 - CAMPOS
29/08 - VISIBILIDADE LÉSBICA - COPACABANA
29/08 - NOVA IGUAÇU

SETEMBRO
04/09 - ITAIPUAÇU
05/09 - CABO FRIO & MESQUITA
12/09 - RIO DS OSTRAS & BELFORD ROXO
19/09 - DUQUE DE CAXIAS & SÃO PEDRO DA ALDEIA
26/09 - MADUREIRA & ARRAIAL DO CABO

OUTUBRO
10/10 - RIO DE JANEIRO - COPACABANA
 

Mais comentados

Widget [ FerramentasBlog.com ]

Copyright © 2009 Bom do Barato All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Blogspot Templates Theme By- WooThemes